sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dicas de biscuit

O biscuit é uma arte que muitos já tem conhecimento, muitos fazem apenas como uma terapia, outros como profissão, mas para quem está começando sempre há algumas duvidas, e alguns detalhes podem influenciar na qualidade do trabalho.
Para os iniciantes, vou passar uma dica importante, não esqueça de fotografar todos seus trabalhos e montar um portfólio, é um ótimo modo de divulgar o suas habilidades para os clientes. 
Mesmo se no inicio parecer difícil, não esqueça que é tentando que se consegue. 
Ai estão algumas dicas para um melhor resultado com o biscuit, e também uma receita da massa básica de biscuit no microondas.

Dicas:

-Nunca deixe massa exposta a corrente de ar por muito tempo, pois isso pode formar uma película plástica sobre a massa, o que dificultaria o trabalho com a mesma.
Se bem armazenada em saco plástico, em local fresco, a massa chega a durar até seis meses.
-Para facilitar a preparação de sua massa, na hora de misturar todos os ingredientes, utilize uma batedeira para misturar bem, isso facilita o trabalho e não deixa bolinhas de amido na massa.
-O segredo de uma boa textura está em sovar a massa enquanto ainda estiver bem quente utilizando apenas a quantidade de creme para mãos indicada na receita: 1 colher de sopa

-A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria,.
-Deixe para tingir a massa na hora de usá-la. Evite guardar grandes quantidades já tingidas.
-Nunca jogue a massa no lixo, se achar que ficou mole demais ou dura demais. Caso fique dura demais, prepare outra massa um pouco mais mole a acrescente na mais dura e sovando sempre, isto fará com que a massa fique mais mole e vice-versa.
-Para tingir a massa, utilize sempre tinta a óleo, corantes para parede e tintas para tecido.
-Para tingir as cores mais suaves, acrescente a tinta branca (óleo) branco de titânio, isto ajudará a clarear e evitará que sua massa fique transparente.

-Utilize sempre pouca tinta para não ressecar a massa. Depois de seca, escurecerá 3 vezes mais e diminuirá de tamanho.
-Se sua intenção é fazer várias peças, tinja a quantidade de massa suficiente para todos os trabalhos de uma só vez, caso contrário, poderá ocorrer diferenças de tons.
 -Para unir todas as partes dos trabalho, use sempre cola branca rótulo azul.
-Não aguarde secagem total para colocar os cordões nas peças articuladas.
-O tempo de secagem da peça é de 3 a 4 dias, dependendo da temperatura ambiente. Nunca embale a peça antes de estar completamente seca.
-Para retirar a umidade, deixe a peça sobre um pedaço de espuma. Caso precise de uma secagem mais rápida, coloque a peça em secadora de roupa (de parede) por no mínimo 2 horas. Ou deixe a peça em frente a um ventilador de um dia para outro. A secagem também é rápida.

-Quando for trabalhar com as tampas dos potes, lixe bem toda a parte externa, para que a superfície fique mais porosa, senão a massa não cola.
-Cole o imã com a peça totalmente seca.
  -Antes de envernizar a peça, deixe-a secar bem. Use de preferência verniz fosco. Pois este não dá brilho nas peças.
-Antes de colocar os olhos móveis na peça, marque com uma esteca ou tampa de caneta. E ao aplicar não necessita de cola, apenas pressione na peça.
-Quando estiver modelando, cubra sempre as sobras de massa com um pote plástico transparente para não secar e facilitar pra você ver as cores.


Massa para Biscuit - microondas

1 litro de cola para biscuit
1/2 kg de amido
5 colheres de sopa de vinagre
5 colheres de sopa de óleo de cozinha
Creme não gorduroso para sovar


Misturar tudo em uma vasilha que vá ao microondas, colocar no micro de 1 em 1 minuto. A massa está pronta quando em cima estiver durinha e em baixo ficar um creminho. Besuntar uma superfície (de preferência de mármore) com o creme. Depois de a massa estar cozida sovar muito bem, passando o creme na mão e sovando, até chegar ao ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário